domingo, 13 de novembro de 2016

From Amsterdam with love... Parte III (Red Light District)


Guardei para último uma das partes que mais me marcou nesta viagem. A visita à Red Light District.
Primeiro, convém referir que as fotos são expressamente proibidas. As fotos que aqui mostro foram todas tiradas no Museu da Prostituição e mostra um pouco da história daquela parte da cidade e dá ideia da vida das muitas mulheres que ali se expõem.

Sei que é um tema controverso. Mas chocou-me imenso ver aquelas mulheres ali expostas como pedaços de carne. Numa zona de ruas mais interiores, mulheres mais velhas e com corpos menos bonitos, na zona principal, mulheres novas, bonitas e com corpos perfeitos, cheias de atributos. Chocou-me ver homens a olhar, a comentar, uns mais calmos outros mais alcoolizados e com comentários e atitudes menos próprias. Podem dizer-me que pelo menos têm segurança, têm uma profissão reconhecida. Para mim, não deixa de ser a exposição de corpos, em montras, a olhares ávidos de desejo e expostos a todo o tipo de pessoa. Chocou-me. Chocou-me olhar para algumas caras e pensar no tão jovens que eram. Tive vergonha, não de mim,não por elas, mas pelo ser humano em geral. Acima de tudo, por aquelas mulheres não terem condições de vida e terem que seguir por este caminho.

Não,não estou armada em santa e púdica, mas considero o corpo de uma mulher algo de demasiado valioso para poder ver a parte "boa" disto tudo.
Sabia ao que ia, mas por muito que se leia, se tente saber ao que se vai, todo o ambiente foi para mim demasiado "pesado". No entanto, foi uma experiência que guardo para sempre e que levou a grandes conversas e reflexões e ao debate de diferentes pontos de vista acerca deste assunto.
Vale a pena a visita, nem que seja por isso...




   
Beijinhos e sejam felizes...

1 comentário: